sábado, 26 de dezembro de 2009

A Nossa Vergonha...INADMISSÍVEL !!!

                      A Nossa Vergonha...INADMISSÍVEL !

      O que estão a ver na foto é a placa de uma escola nova, construída pelo estado angolano, ou seja, com o dinheiro dos angolanos, para servir angolanos, na cidade de Benguela, defronte ao antigo autódromo. Até aqui tudo bem. Mas reparem com atenção: existe um erro clamoroso. Escreveram "CICLO DO BENGUELA", quando em correcta grafia portuguesa seria "CICLO DE BENGUELA". Detectamos o erro e também verificamos que no recinto da escola não foi plantada uma única árvore. Existe muito espaço. Alertamos na rádio, para que a direcção da escola (já existe certamente alguém pendurado no cargo), ou a Direcção Provincial do Ministério da Educação mandasse rectificar a placa, antes das crianças entrarem para o novo ano lectivo. A resposta que recebemos foi perturbadora: "A placa foi feita pelos camaradas chineses e os camaradas chineses trabalham com ordens vindas lá de cima, aqui não conseguimos fazer nada". Oh, que diabos me carreguem! E foi um dito doutor (aqui chamam-lhes candotolos) a dizer-me isso. Eu pergunto: será que vamos conviver com o errado, banalizar o que está mal, só porque foram os "camaradas chineses" que fizeram e as ordens vêm "lá de cima"? Qual cima aceitaria impingir erros aos cidadãos que governa? Será que vamos aceitar sermos vítimas da chacota, do escárnio, porque nos conformamos estupidamente com a incompetência? Começo a recear sobre o que se vai ensinar às nossas crianças nessa escola. Benguela é terra de dignos intelectuais, que trataram a língua como lira singela. Acreditamos que errar é humano, porque ninguém é perfeito. Mas quando se erra, deve-se imediatamente corrigir a falha.
     Quanto aos "chineses" nenhuma culpa têm. A culpa é muito nossa. De não sabermos ser donos do nosso próprio destino. As empresas chinesas estão em Angola no quadro de um acordo bilateral de cooperação e têm cumprido bem o seu papel, nas obras que realizam, por vezes em zonas inóspitas, onde outras nacionalidades não ousariam trabalhar. Mas as obras não são de borla. São pagas com o dinheiro proveniente dos nossos recursos. Nos pormenores das obras temos que respeitar a nossa identidade. A língua portuguesa, embora  trazida pelo colono, já constitui património nacional. Permite-nos encontrar unidade na diversidade etno-linguística existente no nosso vasto território. E devemos ensiná-la bem às nossas crianças. Para que não tenhamos mais candotolos a darem clamorosos pontapés nas regras elementares da gramática portuguesa. Os espíritos débeis estão fatalmente expostos aos perigos que a ignorância gera e procura manter. Por favor, quem de direito, mande retirar aquela malfadada placa e  levem-na à oficina dos Godinhos. Lá temos técnicos angolanos que, rapidamente trocarão o "O" pelo "E".  Depois voltem a apurafusá-la no sítio. E que também se plantem árvores no recinto da escola, para que as crianças cresçam harmoniosamente com elas. E as que vierem depois, encontrem abrigo na sombra das suas ramagens. Escola primária sem árvore é escola de brincadeira. Se quiserem governar para o bem comum, com espírito de missão, afastem  os incompetentes, os apadrinhados e os que estão lá pensando que Angola é herança familiar. Para eles, uma "Tolerância Zero". Não uma espécie. Uma de verdade.
PS: Estamos há meses a bater-nos para que se corrija o erro. Eles estão renitentes, porque professam a crença doentia que quem lhes manda, também manda mal. Assim, consideram-se automaticamente impunes. "Deixem os jornalistas falar, eles vão cansar-se, aqui estou seguro e daqui o tio não me tira". Está fixe! No fim veremos quem vai estar cansado. Acreditamos que o BEM sobrepõe-se naturalmente ao Mal.

1 comentários:

J. R. Pereira Caratão disse...

Caros amigos:
Sem dúvida que a cidade DO Benguela está de PARABENS. Acredito ser a ÚNICA cidade no mundo, que tem VELOCIDADE MININA numa das suas ruas. É verdade . . . reparem que a Rua de Angola tem, no sentido "rotunda do Liceu, rotunda do Kalunda" placas de sinalização verticais que limitam a VELOCIDADE MINIMA EM 30 Kms/H. Hummmmm ! ! !

Será que estas instruções tambem vieram "DE CIMA" ? ? ?

Kandandus

J.R. Pereira Caratão