quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Praias de Santo António: lindas imagens captadas num dia de feriado

     Aproveitei o feriado do dia 4 de Fevereiro para visitar as praias da Baía de Santo António, 6 quilómetros à Sul da cidade de Benguela. Decidi levar a câmara fotográfica. De repente surgiu-me esse garotelho a saltitar, atrevido, cheio de saúde, a chapinhar a água sem medo dos tubarões. Ele desfrutava de uma liberdade tão pura que me contagiou. Ele e o mar livres e soltos, como Deus os criou. Desejo tanto que as nossas crianças cresçam saudáveis e felizes, estudando para tocarem o país rumo a um futuro risonho. 4 de Fevereiro foi feriado do dia da luta armada. Como agora já ninguém obriga os outros a ir aos comícios, a não ser que esses outros aspirem a um cargo na hierarquia do poder, é claro. Neste caso, têm que suar ao sol com fato e gravata até o chefe chegar e os veja ali no palanque, militantes hirtos e juramentados, combatentes da vigésima quinta hora, fiéis como a mais fiel das donzelas, "então chefe, não me vês aqui, ávido de poder, tenho pretensões iguais às tuas". A vida é assim mesmo. Nada se conquista sem suor, já diziam os mais-velhos. Como dizia, a Praia de Santo António é um local esquecido, propício para o descanso. Excepcional para os apreciadores da paisagem e da beleza que está patente em todos os recantos de Angola. Espero que gostem das fotos, mas o garoto é o meu ídolo, não se zanguem, por favor. A vida tem, por vezes, o gosto da liberdade.
   Afinal sempre consegui pegar a imagem da chata à vela, vinda da magra faina, de manhã cedo.
         E ainda comprei 4 Kg de choco fresco por... 4 mil Kz= +-30 Eur. Nos outros dias da semana o choco é mais caro. Tive de regatear, usei o nome de um amigo que as senhoras também conheceram (já faleceu o bom Miguel, natural da Caconda e sepultado em Benguela). Lá trouxe o apetecido marisco. Falta uma foto, que depois prometo inserir. Estas três imagens levaram 3 horas para inserir, uma net lenta como camaleão. Mas não me queixo, finalmente consegui e aí as têm.

1 comentários:

Anónimo disse...

O choco tá bué de caro….mas a paisagem continua linda e baratinha. Por falar em chocos, aproveito o teu blogue para mandar um grande abraço a todos os grandes “apanhadores e chocos” benguelenses, meus companheiros de mergulho na pesca submarina, em especial ao Jorge fotógrafo que tinha uma espécie de sexto sentido para os encontrar. Bateu fotos dos meus pais, minhas e dos filhos e agora já me anda a fotografar os netos. Mergulhámos vezes sem conta em tudo que é praia, desde essa velha ponte na praia morena(onde havia chocos e lagostas) até a Equimina ou á Baía dos elefantes. Reparei que assinou um comentário aqui no teu Blogue, o Jorge Sá Pinto, a quem não vejo há muitos anos e que foi o melhor dos mergulhadores que eu já conheci. Mas havia muitos e bons na pesca submarina. O Faro, Silva Martins, o Alves, os irmãos Manel e Chico Monteiro, o Subtil, o Abrantes, o mais velho Neves, só para lembrar alguns. Para todos, os que ainda cá andam e os que já partiram , que conhecem essas praias e esse mar como ninguém, um Kandando kalibrado.
Obrigado pelas fotos
Nando