quinta-feira, 1 de março de 2012

Viagem ao baú das recordações

     Agosto de 1993. Foto captada pelo meu saudoso companheiro da Longa Caminhada Joaquim Neves "Kito" ,após desembarcarmos do helicóptero durante a tomada da cidade do Cubal pelas FAA. Iniciava a ofensiva que culminaria em Novembro de 1994 com a entrada do exército na cidade do Huambo. Esta foto é emblemática e tem uma dedicatória do Kito na parte inferior direita que o tempo se vai encarregando de apagar, como tudo na vida: "ainda existem aqueles que navegam no oceano do seu suor e suas lágrimas".
     Por isso não me venham contar "estórias" de momentos que eu próprio vivi. Para os meus amigos, prometo que o livro sairá. Quem pensar que pretendo fazer a apologia da guerra de heróis bonitos e inimigos feios, prepare-se para ficar defraudado. E que se juntem a eles os que esperam um panfleto. Talvez alguém se vá surpreender com algumas coisas. Os amigos que se dão ao trabalho de ler o que escrevo me merecem respeito e conhecem os valores que defendo. Não é agora que vou mudar, nem para tal teria razões que merecessem.
     A morte do Kito "Cartucheira" deixou-me um vazio profundo. Era um verdadeiro camarada e sentirei sempre a sua falta.
     Estamos juntos!

1 comentários:

Nando disse...

Estamos à espera.É bom que se escreva sobre o tema,mais ainda quem sabe do que fala.É fundamental que as novas gerações saibam o que a guerra custou em sangue e sofrimento a praticamente todas as familias angolanas.Só um "patrulheiro" acéfalo faria hoje a apologia da guerra,ou um panfleto triunfalista disparatado, seja qual for o ponto de vista.Possivelmente soltarão os ombwas do costume para que te mordam as canelas,caírá mbweti de um lado e de outro, mas não é nada que não tenhas provado já.Venha o livro.
Nando