quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Festas Felizes e agradecimentos

Estimados amigos.
     Com sinceridade, não me passou pela cabeça que o "blogue" fosse tão bem aceite pelos internautas. Ultrapassamos já as 730 visitas, sem muita publicidade. Modestamente, não imaginam o quanto me sinto feliz por contar com a  vossa amável companhia. Uma felicidade que é, ao mesmo tempo e sobretudo, a responsabilidade de partilharmos conteúdos que nos irmanam,  na comunhão dos nossos anseios e expectativas. Por favor, continuem divulgando o endereço do "blogue". Prometo-vos que continuarei fiel aos princípios nobres que nortearam a iniciativa. Os vossos amáveis comentários são o incentivo de que necessito para podermos continuar juntos. Vamos divulgar a nossa Benguela, "Cidade-Mãe das Cidades". Falaremos das nossas figuras típicas, do Chimico, do Mabengo, do Miau, do Góia, da Alda Lara e tantos outros. Há dias perguntei a um garoto se conhecia  tambarino e fiquei com a impressão que ele pensou que eu estava a falar chinês. Onde estão as pitangas docinhas que fizeram as delícias da nossa meninice? Os  matrindindes pernilongos que nós atrelávamos às caixas de fósforos ou às latas de sardinha com pequenas rodas? E as mangas sumarentas do Cavaco? Será que tudo se perdeu no canhê terrificante  da vida de adultos?  Todas essas vivências percorrem o meu imaginário e me emocionam, no momento em que me apercebo que por este mundo fora, existem benguelenses e não só, que ficam felizes com recordações aparentemente tão fúteis e irrelevantes. Mas para nós representam muito.
     Um grande abraço à todos os amigos. Ao kota Bastos, quantas vezes conversamos, nunca esquecerei as suas preocupações perante as coisas erradas, sempre dando o melhor de si para o bem comum. Caro Nando, seu comentário foi emocionante. Afinal bem se lembra de mim, daqueles momentos, daqueles anos, das incompreensões, das intrigas, da prepotência. "O Nando da Indústria", era assim que o chamávamos. Tenho-o como homem de carácter vincado e espírito solidário. Bem haja! Nos arquivos guardo umas fotos das visitas às empresas no âmbito da "ofensiva generalizada contra o liberalismo e a corrupção" (recorda-se?). Certamente lhe trarão recordacões hilariantes. Tão ingénuos que nós éramos... Ao incansável amigo Caratão, os meus Kandandos. Ao estimado pupilo Chambey Abias, que conseguiu convencer-me a trocar a minha velha máquina de escrever "olivetti" pelo computador. Ao mestre Avelino Henrique e a rapaziada da "Banda Morena" que vai dar que falar, sob a batuta do maestro Querido Batalha. Amigo Araújo, estou-lhe agradecido pelas amáveis linhas que traçou. Melhoras e beijinhos à minha prima Adélia e ao meu querido padrinho António Martins de Matos.
     Fui indicado para integrar a equipa de repórteres do Jornal de Angola e convidado da Rádio LAC (Luanda Antena Comercial) na cobertura do CAN-2010 (Campeonato Africano das Nações). Em Benguela jogar-se-á a Série C com as selecções de Moçambique, Egipto, Nigéria e Benin. Vamos ter muito futebol e tudo o que ele arrasta de bom e de mau. Dar-vos-ei, então,  novidades e os bastidores da competição. Estarei sempre a debitar as nossas apetecidas "estórias" e as novidades da nossa Benguela.
    Continuarei firme. Poderão existir, eventualmente, momentos de desencanto, mas nunca de desespero.

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!

Vosso amigo.
Jaime Azulay

2 comentários:

Nando disse...

Lembro sim Azulai,não vivo do passado, mas não o esqueço.Dizem os mais velhos que quem não tem passado não terá futuro.Não sei se assim será mas o caminho é prá frente, no presente e futuro se joga e jogará a dignidade e o bem estar de um povo inteiro.Essa é a batalha de agora,responsabilidade comum, mas onde os jornalistas, escribas e fazedores de opinião desempenham papel fundamental.Sei que cumprirás o teu, apesar dos pesares....
Boas festas para todos, que o ano próxmo seja melhor,que Angola progrida no bom caminho. Que não esqueçamos os mais desfavorecidos, que Benguela continue cada vez mais bonita, sem meninos desnutridos, nem adultos vagueando, desorientados pela míngua de suas familias. Que as empresas e os empresários sejam produtivos, criem riqueza e emprego .Que quem goste, continue a tratar os seus caniches como pessoas, se assim o entender, mas não trate as pessoas como caniches, que os ricos sejam solidários e ajudem a acabar com os pobres,(para que um dia não aconteça o inverso). Que os governantes se eluminem de justiça e sabedoria.Enfim, que os Deuses e os homens sejam altruistas para todos os angolanos.

Manuel Luis disse...

Belo tema. Passei por aqui e senti-me bem. Voltarei com todo o prazer.
Convido-o a visitar o meu pobre blogue onde o maior interesse é a fotografia não modificada.
Vivi no kuito 22 bons anos.
Desejo-lhe um excelente Ano.
http://batidasfotograficas.blogspot.com/
Abraço