domingo, 31 de janeiro de 2010

Allah Akhbar, Ombaka também: O Egipto ganhou o CAN 2010

     Temos sim motivos para alegria. O Egipto, a selecção escolhida pelo coração dos benguelenses, conquistou o campeonato africano de futebol CAN Orange Angola-2010, ao derrotar a selecção do Ghana (o carrasco de Angola nos quartos de final) por 1-0, em jogo disputado domingo à tarde no Estádio Nacional 11 de Novembro em Luanda, perante 50 mil espectadores.
     A selecção dos "Faraós" tinha disputado todos os jogos no Estádio Nacional de Ombaka e pudemos dizer que após provar a nossa água do rio Catumbela, seguiu decidida para a final e arrebatou o ceptro. Benguela viu o Egipto derrotar a Nigéria, o Benim, Moçambique, os Camarões e a Argélia e, desde cedo fez por merecer a empatia com os habitantes locais. O jogador Zidan, um dos melhores do torneio, mandou uma mensagem de carinho para os Benguelenses, o que nós agradecemos. Eles estiveram hospedados no "Hotel Luso", uma unidade totalmente remodelada e modernizada. Na sua declaração Zidan destacou o especial atendimento dos funcionários do hotel à sua delegação.
     O Campeonato Africano de Futebol CAN Orange  2010 foi realizado por Angola pela primeira vez na sua história. O torneio durou vinte dias e tinha 16 equipas inscritas inicialmente. O evento ficou marcado por um ataque terrorista da FLEC contra o autocarro da selecção do Togo, quando esta entrava para o território de Cabinda para integrar a série B, oriunda de Ponta Negra (Congo Brazzaville). O treinador adjunto e o assessor de imprensa togoleses pereceram no ataque e o guarda-redes suplente ficou ferido. A equipa retirou-se da competição por ordem do seu governo o que irritou os homens da Confederação Africana de Futebol  CAF, que decidiu aplicar-lhes uma punição de não participação nas duas próximas edições da prova.
     O Egipto arrebatou o troféu pela 3ª vez consecutiva, facto inédito; somam agora 7 títulos: o capitão Hassan recebeu a Taça do Presidente Eduardo dos Santos, ladeado de Joseph Blatter presidente da FIFA  e Yssa Hyatou da CAF. Seguiu-se a cerimónia de encerramento dos jogos, uma cerimónia verdadeiramente espectacular que impressionaou todo mundo e mostrou que os angolanos são capazes de contribuir para a Paz e a Concórdia no Mundo.
Bem Haja CAN 2010!

1 comentários:

Unknown disse...

Não tenho qualquer dúvida na boa recepção que os Benguelenses ofereceram às Selecções concentradas em "Ombaka" e ainda tiveram o privilégio de ter no seu seio o Egipto, Campeão do CAN.Fica na história, por todos os motivos,este Evento. Parabens a todos que deram o seu contributo para hoje estarmos orgulhosos de Benguela.A partir de hoje abre-se novo capítulo no caminhar do Futebol em Benguela.Reforço a ideia que temos que levantar a cabeça, reunir forças e situarmos o nosso orgulho onde deve estar;Lá em cima.Força...
Abraços do Reigadinha