domingo, 17 de janeiro de 2010

Trecho da nova estrada Benguela-Lobito com passagem aérea


    Foto tirada no dia 12 de Janeiro de 2010. Troço da nova estrada Benguela- Lobito (custou 33 Milhões de Euros com uma extensão aproximada de 26 Kms), com separador metálico e a passagem aérea (São três  no total e foram  importadas de Portugal ao preço módico de 900 mil dólares americanos cada e considerados investimento adicional, pois não constavam do projecto inicial). Estamos no sentido Sul-Norte, na zona da Nossa Sra. da Graça, para onde se vai por aquele desvio que aparece à direita logo à seguir a vegetação. A poucas centenas de metros está a Universidade Jean Piaget e depois o Estádio Nacional de Ombaka. A cana da Kassequel já não existe, claro, porque a Kassequel também já não existe na Catumbela. Do lado esquerdo é a zona do Kapiandalo, onde se encontra a penitenciária. Também dessa margem esquerda é possível divisar a nova plataforma de brita com os novos carris do CFB e o edifício em construção da nova estação da  Graça.

5 comentários:

Soberano Kanyanga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Soberano Kanyanga disse...

É de notícias como essas que os angolanos precisam. O país tem de crescer.
Viva a (re)construção!
Vivam os jornalistas que nos trazem Notícias Verdadeiras(boas ou más).
Nada de promoção de bbdices e p...tarias

Anónimo disse...

Esta obra era há muitos anos uma exigência primária, tanto quanto a ponte da Catumbela. Uma como a outra merecem um reconhecido aplauso . A ponte então , está espectacular. É preciso agora começar a pensar uma circular urbana para a cidade, que retire transito do centro, principalmente para pesados que vêm ou vão do Lobito para o Lubango ou interior.Com o desenvolvimento que todos prevemos e a melhoria das ligações, vai ser uma necessidade inevitável. Lamento é que tenham que se mandar vir passagens aéreas de Portugal ou de outro País qualquer, ao custo de 1 milhão……são estruturas muito simples cujo fabrico não tem nada de complicado e está ao alcance de qualquer serralharia não muito sofisticada, (como dizemos no meio, é corte e cose).Posso afirmar com conhecimento de causa, que o valor de um equipamento desses sai do fabrico, com ligeiras variações casuísticas por um valor nem sequer parecido com esse. Mas isso é outra conversa, problema antigo….é mais fácil importar do que fazer e mais conveniente para alguns… .Perdem os desempregados, à falta de investimento produtivo de verdadeiro valor acrescentado, enfim perde o País.
Nando

Anónimo disse...

Esta Obra foi um avanço de decadas.Já não fazia sentido haver filas imensas de carros para passar a Velha Ponte da Catumbela. A Auto Estrada,impensável há uns anitos é Cereja em cima do Bolo.Então quer dizer que já não há Cana, logo o Aeroporto está na Damba Maria,certo?
Reigadinha

Anónimo disse...

Novecentos mil dólares???... Por cada passagem aérea???...
50% deste dinheiro, pelo menos, foi para os bolsos de quem???
Assim nunca mais vamos lá. Será que as palavras do Presidente no último Congresso do MPLA são apenas para ...angolano escutar??? Será que não vai averiguar esta calamidade financeira???
Benguela está a virar a cidade milionária. primeiro o Jardim Milionário e agora as Passadeiras Milionárias... o que virá a seguir? Talvez os passeios milionários... ou ninguém sabe ainda quanto custaram e ainda não compararam o seu preço com os de Luanda (m2)??? Então façam-no...
Força jornalista Jaime Azulay.
Felisberto Jamba