domingo, 16 de maio de 2010

200 Km de Benguela: O Sonho Realizado


     Domingo, dia 16 de Maio de 2010. 14h30 de uma tarde ensolarada. Na véspera de mais um aniversário da cidade de Benguela, o sonho tornava-se realidade perante os olhos estupefactos de dezenas de milhares de pessoas. Uma vintena de bólides de diferentes marcas e cilindradas estava alinhada na grelha de partida, na avenida da Praia Morena. Quando baixou a bandeira um ruído ensurdecedor irrompeu como um trovão. Fumo, cheiro de pneus derrapando no asfalto. Muitas crianças e jovens viam pela primeira vez uma corrida de automóveis. Agora não era mais o sonho das estórias contadas pelos mais velhos, que antigamente havia isso e faziamos aquilo. Estávamos a presenciar um circuito fechado de 200 quilómetros organizado pela carismática organização benguelense Tuku-Tuku, que muitos pensaram estar riscada do mapa dos vivos. Foi antecedida de duas provas, uma para motorizadas de  até 100 cc e outra para as de cilindrada superior. Um verdadeiro espectáculo, participação de pilotos do Sumbe, Huambo, Lubango, Luanda. Angola, com gente de bem mostra a sua nova face, um rosto virado para o Progresso conseguido na Paz duramente conquistada. Bem hajam iniciativas do género. (Foto cedida pelo amigo Tuca)

3 comentários:

Anónimo disse...

Já tive oportunidade de ver em video, é sempre bom verificar que com o tempo as coisas vão melhorando e um pouco de diversão também faz falta.fiquei arrepiado com a falta de protecção da assistência, mas pelos vistos correu tudo bem, tirando algumas amolgadelas e ferimentos ligeiros normais nestas andanças.Para a próxima há que melhorar este aspecto, um despiste em algumas zonas poderia acabar em desgraça, que não foi o caso , felizmente.Parabens ao TUKU TUKU verdadeiros continuadores dos mais velhos,uma omenagem ao Erculano Areias, EngºEurico L.de Almeida, Emilio Marta,Santos Peras só para lembrar alguns dos aceleras de outros tempos.Eu que tambem derreti os pneus do meu velhinho 2002 algumas vezes no autódromo nunca passei de aprendiz de feiteceiro.
Abraço a todos
Katé pró ano
Nando

~PakKaramu~ disse...

Pak Karamu visiting your blog

Anónimo disse...

Mano caçula encontra-se em Benguela e relatou-me, em directo,o decorrer da prova.Diz que foi lindo, apesar de umas facilidades na segurança.Benguela é o que está a dar...Ele é jogo dos Amigos de Figo contra Akwá.Amigos de Benguela(na Tuga)também estão na Banda...O que faz falta é animar a Malta.
Abraços
Armando Reigadinha