terça-feira, 1 de março de 2011

Faleceu o Padre Horacio da Paroquia da Nazare

     O padre Horacio da Silva muito conhecido em Benguela por ter sido o fundador da Paroquia de Nossa Senhora de Nazare faleceu no passado Domingo, 27 de Fevereiro, aos 88 anos de idade, vitima de doenca, informou a Diocese de Benguela.
     A noticia foi recebida com  consternacao na cidade; as exequias funebres culminarao com o enterro na tarde de Terca-feira, dia 1 de Marco no cemiterio da Camunda. O padre Horacio, como era familiarmente tratado esteve na Missao de Nossa Senhora de Nazare durante 59 anos consecutivos. Ele era o padre mais antigo de Benguela em actividade.
     D. Eugenio dal Corso, o Bispo da Diocese de Benguela considerou o padre Horacio como um "padre-pedreiro" em alusao a sua dedicacao ao projecto da criacao e expansao da paroquia de Nossa Senhora de Nazare durante mais de meio seculo.
     Que a sua alma descanse em PAZ !

3 comentários:

Anónimo disse...

Este é, daqueles Homens que não deviam morrer...Conheço a obra dele desde Kandengue quando descia o morro do Kalunger para ir jogar à bola na Missão ou a caçar Catuituis com armadilha de rede.Já mais crescido,colaborei com ele no planeamento dos jogos de Futebol nos jogos em que participava quer no Belenenses da Camunda, Bangú do Cassoco ou o Yé Yé contra os clubes que ele dirigia e eram três.Equipávamo-nos nas salas de aulas onde estudaram os "Excluídos" da Sociedade Benguelense de outrora.Este homem merece uma estátua em Benguela.Já agora uma correção; o Cemitério é no Kalundo. É que vivi lá perto muitos anos.Abraços
Reigadinha

TONI TAVARES disse...

Chegou a hora da partida. Foi-se o homem, ficou a obra. O Padre Horácio será sempre recordado pelos filhos pobres desta terra, a quem deu a escola que lhes era negada. Padre Horácio, insígne apregoador da moral humana e dos sermões que faziam chorar. O mestre a quem devemos o saber subir e descer escadas. Quantas centenas de jovens terão jogado a bola nos clubes de futebol criados pelo Pe. Horácio? O Padre Horácio foi realmente um Anjo Bom que Deus nos enviou e, agora, cumprida a sua missão na terra, para junto de si chamou. A ELE A NOSSA MAIS PROFUNDA GRATIDÃO.

Carlos Santos disse...

Benguela perdeu um dos seus icones.Foi ele que me baptizou no longiquo 1954 e a todos os meus irmaos que nasceram a seguir.Quantas vezes fui do Casseke ate a missao so para jogar a bola com amigos da data,a volta do padre Horacio?Ele deixou obra em Benguela,para mim foi um mestre,um ensinador dos bons caminhos,foi uma honra ter sido ensinado por ele.RIP a sua alma.