terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O regresso após a ausência

     Após estar ausente durante algum tempo por razões académicas, nomeadamente a preparação da monografia do fim do curso de pós-graduação em Direito na Universidade Agostinho Neto, regresso ao convívio com os fiéis seguidores do nosso Blogue "Morro do Sombreiro". Peço sinceras desculpas, contudo, humanamente  não existiu a possibilidade de manter uma presença regular, sem afectar o trabalho de investigação que tive de fazer para elaborar a proposta que já deu entrada na secretaria académica da Faculdade de Direito. Penso que até Fevereiro de 2012, tudo estará concluído, se Deus quiser.
      Aproveitei a oportunidade de dois dias de folga para dar um pulo ao Huambo visitar o meu grande amigo e compadre Joaquim Neves António "Kito" que se encontra adoentado. Companheiro da longa caminhada de praticamente 30 anos, o Kito é o delegado da agência de notícias ANGOP no Huambo. Para ele votos de rápidas melhoras. Fiz o percurso de moto para aproveitar espairecer um pouco e ganhar fôlego para a nova etapa que se avizinha em 2012. Deixo então algumas fotos comentadas da viagem. Na foto um troço que estava a ser asfaltado entre o Balombo e a Caluita, a cerca de 100 quilómetros do Lobito. O "boneco" foi clicado amavelmente por um operário da empresa construtora da estrada.

     Utilizei percursos diferentes na ida e volta. A ir rumei por Katengue e depois flecti para esquerda para apanhar a via da Ganda. Ao quilómetro 100, precisamente em Katengue, um importante nó rodoviário, não encontrei combustível no único posto de abastecimento existente (de reabilitação mais ou menos recente). Rodei mais 30 quilómetros e nos dois postos (de reabilitação e instalação mais ou menos recente) também não encontrei gasolina. É o país real, amigo. A solução foi recorrer à candonga para porosseguir viagem. Afinal, nada que não conhecessemos, somos daqui, vivemos aqui, não estamos autorizados a ficar no caminho com o tanque seco. O negócio informal de gasolina processa-se em condições de segurança precárias e com o perigo do produto estar adulterado, devido a ganância dos vendedores. As duas cerianças que aparecem na foto trabalham no posto improvisado. Restou-me alertar aos mais-velhos aque lá estavam, certamente familiares das meninas  do perigo que ali espreita. Pareceram acatar os conselhos, todavia o mais provavel foi elas terem voltado a medir as canecas de gasolina, sem qualquer máscara ou luvas. Voltei a encontrar combustível na Ganda e finalmente na Caála. Ciom excepção de um pequeno troço de terra batida entre a Ganda e o Alto-Catumbela, encontrei excelente asfalto até à Caála.

    No amanhecer de uma noite tranquila e fresca no Huambo de novo a estrada, pela Chipipa dos loengos e do famoso Alto-Hama. Paisagens espectaculares e asfalto impecável até ao Balombo, com um chuvisco a dar-me as boas-vindas. O bafo a terra molhada criou uma atmosfera fantástica no ambiente, o que  me deleitou bastante. Depois no Monte-Belo, já com asfalto novo, fui ao mercado refrescar com um suculento abacaxi de 100,00 Kz. A seguir  foi descer pela serra do Pundo, com as suas curvas e contra-curvas até ao Colango (no desvio da estrada para Luanda) e dali picar a máquina para o Lobito, com uma descida soberba pelo morro da Bela-Vista. Restaram  os últimos 26 quilómetros de quase auto-estrada (ou via rápida como lhe chamam) até casa, em Benguela. Pulmões  insuflados com o ar fresco das montanhas do Elongo, enfim, um novo ânimo.
    Para todos os amigos endereço votos sinceros de Feliz Natal e de um Ano Novo de plenas realizações em 2012. Muito obrigado pela vossa presença.
    ESTAMOS JUNTOS !!!

1 comentários:

Filipe Chaves disse...

iqualzinha a minha stelvio!