segunda-feira, 7 de março de 2011

Carlos Alberto Pimentel: Calou-se a voz de ouro da Radio Benguela

     Carlos Alberto Pimentel, um dos últimos representantes da velha geração de ouro da rádio em Angola, faleceu na madrugada de Segunda-feira, 07/03, no Hospital Geral de Benguela, quatro dias após ter sofrido um acidente vascular cerebral enquanto trabalhava em sua casa. Faria 72 anos no dia 26 de Setembro de 2011. Era natural de Vila Nova do Seles, província do Kuanza-Sul.
     A morte súbita do "Kapossoka" surpreendeu os colegas, amigos e familiares. Há pouco mais de uma semana tinha participado num Congresso sobre a rádio em Angola e regressara de Luanda em aparente bom estado de espírito. Na quarta-feira, dia em que sofreu o AVC, durante o período da manha, estivera nas instalações da Rádio Benguela, mostrando boa disposição nas conversas que manteve com os colegas.
     Desde o Rádio Clube de Novo Redondo, nos idos anos 60, mais tarde no Rádio Clube do Bie e depois em Benguela,  habituamo-nos a ouvir com deleite a voz timbrada e firme de Carlos Alberto Pimentel. Era um verdadeiro monstro da rádio. Escrevia crónicas que lia com a voz pausada de mestre. Os seus programas nocturnos enchiam os corações desesperados nos momentos de sofrimento por que passa qualquer ser humano. A voz amiga: " Quando a noite é mais noite", transportava  esperança aos deserdados de um tempo extraordinariamente confuso e periclitante, no qual a incerteza se tornou a quissangua amarga nos estômagos empanturrados de ódio e desprezo. O Carlinhos obrigava-nos a uma subtil reflexão sobre a angustiante travessia do Homem pelo deserto da vida sem vida.
     Carlos Alberto Pimentel, jornalista de elevada cultura, incompreendido pelos ditames impostos pelas (des)regras que promovem o servilismo e o jogo do apanha-moeda. Soube manter-se fiel aos seus princípios de Humanismo e de Justiça. Pagou a cara a sua factura e visitou o calvário com firmeza serena e sentido de missão.
     Foi este o legado que nos deixou. Agora a noite ficou mesmo mais noite. Escura como o breu. Apagou do firmamento a estrela fugaz que durante a eternidade de uma vida brilhou nos nossos corações, cada vez mais carentes de amor e fraternidade.
    Descanse em PAZ Carlos Alberto Pimentel !



3 comentários:

Carlos Santos disse...

Fiquei triste com esta noticia,hoje com 57 anos de idade e a viver no UK,lembro-me de tempos vividos em Porto Amboim,na minha juventude,a minha companhia noturna era ouvir a voz do Carlos Alberto,a muisica que ele punha,pedido por nos,a dedicar a amigas,nossas paixoes secretas.Estou triste,fez parte da minha vida.Paz a sua alma.RIP Carlos.

hELDER PIMENTEL disse...

Meu Querido Pai

Palavras, nesta hora são difíceis, gestos, atitudes muito mais…

Mais que vida e esta meu Deus, que dor e esta meu Pai tantos porquês sem resposta, tu que sempre tiveste do nosso lado, tu que acima de qualquer dificuldade tiraste da tua própria boca para alimentar as nossas bocas saciadas de pão, tu que nos ensinaste a ser fortes a ultrapassar dificuldades, tu que a teu jeito nos amaste muito como não pudeste nos preparar para isto? O meu pai a dor e muita os meus olhos já não tem lágrimas de tanto chorar o meu coração já não o sinto bater de tanta dor, sei meu querido Pai que muitas vezes por não conseguir te compreender te condenei, sem mesmo tentar compreender o obvio. PAI PERDOA-ME POR TUDO, e quero que tu saibas onde estiveres que foste e serás o meu ídolo, no meu coração não guardo mágoas nem chatices pois o amor que sinto por ti e tão forte que transforma o menos bom em muito bom.

EU TE PERDOO MEU QUERIDO PAI QUE A TUA ALMA DESCANSE EM PAZ



Hélder Pimentel

René Descartes disse...

Cada velho que morre é um liv ro que se perde
que sua alma descanse em paz