sábado, 5 de junho de 2010

Aos caros amigos e amigas

     Estimados e respeitados amigos e amigas.
     Agradecido mais uma vez pela vossa prestimosa presença. Gostaria de pedir-vos breves momentos de atenção para a seguinte exposição: garanto que  não ando nesta vida à espera de unanimidades na apreciação do meu trabalho como profissional da comunicação social. Estou absolutamente ciente que abracei uma profissão ingrata, atravès da qual muitos procuram fazer valor as suas razões (?) e interesses (!), passando por cima das mais elementares regras de cidadania. Desde cedo conheci pela via dolorosa os seus riscos, somos um pouco como os treinadores de futebol, talvez. Tão depressa somos bestiais quando agradamos B ou C como logo a seguir passamos a ser rotulados de bestas,  se C e B acharem que os nossos escritos lhes pareçam atentatórios (aos seus interesses, claro). É certo que podemos, com uma frase descompassada ou uma apreciação deficiente desencadear reacções diversas. Noutras ocasiões, mesmo a pulsar as cordas da mais afinada das melodias nos baixam o pau da intolerância e da rude baixeza. É este o nosso fado. Bastas vezes dizemos "pão" e algumas pessoas, porque a sua natureza é mesmo assim, preferem disseminar que o jornalista disse que o "João roubou pão", simplesmente porque "tem inveja do pão que o João ganhou com o seu generoso suor". Que fazer?
      Aceito que as pessoas estão na sua razão de reclamarem quando acham que algo não está certo. Mas esta máxima não é privilégio exclusivo de alguns iluminados e reclamantes de um estatuto social  supra. Existe um princípio de racionalidade que prefiro observar na minha existência terrena. O mal menor deve ceder ao bem maior.
     Em nome da decência dos nossos costumes e da boa educação, apresento sinceras desculpas aos caros amigos o Sr Lacerda e ao menino Dilcinho cujos nomes foram embrulhados nos comentários por alguns zelosos anónimos. Desculpas extensivas aos amigos e amigas que se mostraram indignados com o conteúdo dos  artigos que aqui publiquei e que resolvi retirá-los, embora os mantenha arquivados. Queria assegurar-vos que não tive a intenção de magoar sensibilidades individuais e alheias que, pelo que li , estão excessivamente apuradas em algumas pessoas. Uns dois ou três excederam-se nos  comentários que foram ofensivos e lamentáveis. Está ao seu critério avaliarem  se foram justos e razoáveis, ou não, problema deles.
     Mesmo assim,  desculpem-me no que de errado os comentários dessas almas levaram para junto do meu artigo; saibam que pretendo continuar a merecer a vossa amizade e respeito e, claro está, a vossa mui apreciada companhia no nosso "Morro do Sombreiro". Para o bem e para mal sou o responsável do que aqui publico. Peço a vossa compreensão em virtude de ter retirado os artigos, pois não faria sentido, nem seria justo extrair unicamente os comentários que desabonaram a minha pessoa. Claro que estamos a reavaliar as coisas, porque na nossa profissão não existe medo nem temor, existe isso sim, compromisso e entrega. Mas nunca, NUNCA mesmo pessoalizar questões conjunturais, principalmente quando essas pessoas, arroladas gratuitamente, merecem o nosso respeito e amizade.
     Mantenho a convicção de que embora possamos divergir nos nossos pontos de vista sobre os distintos problemas, o que é perfeitamente natural, será legítimo pretender manter o mesmo espírito de cordialidade que tem marcado a existência do blogue cujo lema é sugestivamente  "Um Farol Aceso de Benguela para o Mundo". Quero que ele permaneça como veículo de Paz e de Concórdia no essencial que nos une como benguelenses e cidadãos deste mundo. O contrário não mereceria a pena.
    Agradecer do fundo do coração os amigos sinceros e justos que manifestaram a sua solidariedade e entenderam o espírito que motivou os escritos em causa. Bem Hajam!
    Ao vosso dispôr.

JAIME AZULAY

12 comentários:

Anónimo disse...

Talento e elegância. Capacidade tb.
Estamos juntos rapaz.
teu kota

Anónimo disse...

Caro amigo Jaime. Existem qualidades especiais que são a marca de verdadeiros homens.Concordo no que dizes sobre a cordialidade e respeito que devem existir mesmo quando estamos em desacordo na abordagem dos assuntos. Bem hajam os que colocam a sua inteligência no caminho da concórdia entre os homens. Saí de Benguela jovem para formar-me em Portugal e por aqui continuo, para quando regressar contribuir para o nosso desenvolvimento. As tuas palavras me emocionaram e fizeram do teu blog algo melhor.
Parabens Jaime Azulay

Ermelinda Prata

Anónimo disse...

Azulei, na minha opiniao nao tens de te desculpar de cada pelo que tens escrito, porque a tua liberdade comeca onde termina dos que picados, ficam com o que escreves.

Cabe a cada um de nos, saber analizar a noticia e a cronica, e havera sempre pros e contras, e ate porque "Não é o poder que corrompe o homem. O homem é que
corrompe o poder".

Tambem ja sai de Angola a muitos anos, e ca fora nos angolanos de tudo fazemos para melhorar e apagar a mancha que derramou sobre o nome de Angola, que a comunidade internacional atenta a tudo isto, os carros, as casas os luxos, criticam e fazem Angola pagar a factura da isoberancia.

Nos angolanos fora sofremos descriminacoes por tudo que se pssa em nossa casa.

Por isso Jaime, ja andas nisso a muitos anos, ainda muitos andavam de BMX e outros descalcos, nao desistas de publicar aqui a verdade, porque "Há dois tipos de pessoas: As que fazem as coisas, e as que dizem que
fizeram as coisas. Tente ficar no primeiro tipo. Há menos competição".

Um Abraco Jaime com todo respeito pelo te trabalho ao longo dos anos que sao muitos.

Nao desistas...

Anónimo disse...

Tambem estou de acordo que não tens de te desculpares de nada porque não tens culpa de nada.Mas o teu gesto te engrandece e se tu vacilares não será bom para o teu trabalho.Coragem e votos de muito sucesso.
Cab.

Anónimo disse...

Sr. jornalista Jaime Azulay. Sou licenciado em comunicação social e embora nao o conheça pessoalmente, o seu trabalho como reporter foi tema de estudo para os finalistas do nosso curso.
Fomos informados que para alem de jornalista tem formação em direito. Creio que por isso a verticalidade marca as suas intervenções. Aqui em Luanda muito nos habituou com intervenções de qualidade na LAC-Luanda Antena Comercial e em vários jornais.
O jornalista desperta a consciencia sobre os problemas que no nosso caso não sao poucos e decorrem de factores internos e externos. Todos sabemos que a questão do acesso aos beneficios da riqueza nacional é premente porque beneficia meia duzia em detrimento de milhoes. A desigualdande é tanta que começa a roçar a desumanidade e a imoralidade, como foi referido nos teus artigos. Infelizmente a questão foi pessoalizada e como jornalista mais velho optaste pelo apaziguamento em vez do confronto onde nem todos usam meios de convencimento loquazes e leais.
Muito obrigado pelo contributo para as gerações mais jovens de jornalistas angolanos.
Coragem para os desafios diários
CARLOS M. SANTOS

Anónimo disse...

Pedir desculpas? de quê? A Quem? Mas eu não li acusações de mentira , que inventas-te a noticia. Não te vi ofender ninguém, a não ser que a verdade ofenda. O que vi foi alguns comentários absurdos, mal-educados, ofensivos e sobretudo de uma intolerante arrogância e desprezo pelos valores fundamentais que num País como o nosso são no mínimo despresiveis.Essas pessoas não são merecedoras nem do teu tempo, quanto mais das tuas desculpas.Como não sabem, não querem ou não podem argumentar usam o insulto, indigente e arruaceiro que é sempre a arma dos que não têm razão. Se fosses como eles terias apagado os comentários ofensivos, porque pelo que vi há gente que ainda utiliza ou gostaria de utilizar o velho princípio da idade média (não agrada a noticia, mata-se o mensageiro).O contraditório é legitimo, com educação, com respeito e já agora com argumentos é claro .Angola tem um problema muito sério de desigualdade entre os seus cidadãos (reconhecida como uma das maiores do Mundo), uma injustiça social absolutamente gritante e esmagadora para os mais desfavorecidos.
A" Conferência Episcopal deplorou a persistência da exclusão social, pedindo que o fosso entre ricos e pobres seja debelado", por que um País injusto para com os seus, não é verdadeiramente livre. Portanto meu caro Azulay, continua a preocupar-te com o que realmente é fundamental (parece que alguns não perceberam que o Ferrari foi apenas a ferramenta). Repara que a maioria dos comentadores..... Que usaram a baixaria, nunca comentou nenhum artigo aqui no Blogue, dos vários com interesse social, politico ou de desenvolvimento que já passaram por cá. Por aí se vê quais as suas preocupações. Infelizmente uma parte da sociedade angolana caminha para a desumanização brutal, onde o dinheiro é o objectivo primeiro e ultimo e onde os fins justificam todos os meios. Diz a história que esse caminho turtuoso acaba mal......para todos, não só para os pobres.
Nando

Anónimo disse...

Azulai, seja bem vindo ao mundo da internet, onde qualquer um que tenha um computador e dois dedos pode escrever o que lhe vier a alma, com ofencas ou boas accoes.

Nao deixes que este Blog se transforme no mercado para que lavem a roupa suja dos benguelenses, um povo abituado ao grupinhos, onde o logo alimenta as hienas, que o defendem com unhas e dentes.

Se a intencao deste BLOG e dizer a verdade, com polemica ou nao, agrade a B ou C, digo-te que esta nao sera a ultima polemica e a ultima zebra que vais ganhar, e teras de ter preparados muitos discursos de desculpas.

Meu conselho!...

Continua com o Blog com noticias sem cariz polemico, porque ainda e cedo para Angola e Benguela.

Os blogs hoje sao no mundo o maior vinculo de noticias e debates, fazendo mudar opinioes, policticas, ate mesmo poe a descoberto muitos caros de corrupcao e muito mais.

o que sera preciso para que isto aconteca aqui, sera um assumir de responsabilidades e ter aqui apenas a verdade.

Garanto que o dono do carro e outros que o fazem sem ter em conta a exposicao dos bens que tem, e o resultado disto no futuro, vao passar a ter mais cuidado. Isto prova que este Blog mudou algo, e devagar se vai ao longe.

No resto do mundo a verdade tambem doi como em benguela, muitas vozes se levantam, mas ninguem se cala.

Azulay, um abraco e toda forca... olha passa a passar receitas de de cozinha assim nao ha broncas... e nao Teras de pedir desculpas...

Um Abraco

Anónimo disse...

O Senhor Nando disse tudo caro jornalista e solidarizo com as suas palavras de homem experiente e bem formado e informado. Bola para a frente que temos uma batalha para vencer. A batalha contra a ignorancia, contra a fome e a miséria. Contr as DESIGUALDADES que fizeram dos angolanos filhos (alguns) e enteados (milhões) de uma mesma pátria que tem tudo para dar aos seus de forma mais justa e humana.
J.Cordeiro

Anónimo disse...

esse assunto foi bem levantado parabens jornalista.

Em benguela tivemos e temos jornalistas procupados com a sociedade,o jornal chela Press dununjciou a candonga dos terrenos da agricultra e na nossa radio morena com sand e jose manuel sempre a defender tamben na radio benguela bons jornalistas para ajudarem a melhoria da preovincia de benguela

carlos santos disse...

Amigo Jaime,permita-me que o trate assim,isto e escrita,e quem nao gostar ponha a beira do prato.Ha mto.que estou fora da minha Benguela natal,resido no Reino Unido,e o teu blog e dos bons que tenho lido.Nao pares,continua a escrever com a tua marca.

Rubra Rosa disse...

Parabéns ao Jaime Azulay, parabéns pelo seu blog, e também pela sua actitude conciliatória. Apesar de pensar que certas pessoas a quem se dirige não a mereciam(refiro-me aos anónimos k usaram da cobardia para atacá-lo pessoalmente neste espaço), mas reconheço que isso é de GRANDES HOMENS.
Eu convidaria tais anónimos a visitarem o arquivo do blog, e comentarem as muitas matérias de diferentes tópicos importantíssimas para melhorar a nossa vida.

Anónimo disse...

Um abraco Azulay, fico contente por saber que tens este blog, e aqui tens passado para o mundo o que a tua qualidade como Jornalista e ser Humano, tem de melhor.

Os angolanos ligados a Radio Benguela Mix na Inglaterra para o mundo, agradecem e continua a informar com a verdade.

Parabens Pelo teu trabalho no passado, presente e futuro!

Nuno de Carvalho